notícias

Ji-Paraná fará dia D para imunizar jovens contra o sarampo

 

Começou em todo o Brasil a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Ji-Paraná, a Prefeitura irá abrir as portas de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no próximo sábado (30) para vacinar o público alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, os jovens de 20 a 29 anos de idade. As Unidades atenderão das 8h ás 13h.

A meta é imunizar esta faixa etária com duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo. A vacina deve ser repetida num intervalo de 30 dias, para que a imunização contra a doença seja efetiva. Caso a pessoa já tenha recebido a primeira dose, deverá tomar a segunda agora.

É importante que leve a caderneta de vacinação para que o vacinador verifique se é necessário receber as doses. Caso não tenha comprovação, será aplicada a primeira dose e agendada a segunda para 30 dias depois.

A Prefeitura imunizou na primeira fase da campanha mais de 1500 crianças de seis meses a 4 anos e 12 meses de idade. As doses continuam disponíveis para esta faixa etária.

O diretor do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Rafael Araújo, lembra que não há casos da doença em Ji-Paraná. “A campanha lançada pelo Governo Federal tem o objetivo de interromper a circulação do vírus no país e garantir a proteção da população”, explicou.

A vacina está prevista no Calendário de vacinação e pode ser tomada em qualquer época do ano por toda a família. “A campanha nacional estabelece público alvo de 20 a 29 anos, mas todos da família devem estar imunizados contra a caxumba, rubéola e sarampo. A vacina é contraindicada para bebês menores de seis meses”, finalizou.

 

Fonte: Ascom