notícias

Campanha Novembro Azul continua nas unidades básicas de saúde de Ji-Paraná

 

Campanha Novembro Azul continua nas unidades básicas de saúde de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está oferecendo um atendimento especial a homens com foco na campanha Novembro Azul.  Os atendimentos iniciaram no mês de novembro em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Ji-Paraná.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada pela Semusa no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata.

Segundo a diretora de Estratégia de Saúde da Família, Marlene Silva Alencar, os homens devem agendar consultas na UBS mais próxima de sua residência. Nela, será realizada consulta médica, encaminhamento para exames laboratoriais, exame de toque retal, teste rápido para HIV, sífilis e Hepatite B.

A partir dos 40 anos é importante que homens façam o exame de próstata, mesmo sendo raro nessa idade. Nos casos de câncer em parentes próximos, a recomendação é ficar atento. O risco de câncer de próstata aumenta com o avançar da idade, sendo mais incidente em homens com mais de 55 anos.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste ano não foi realizado o Dia D da campanha. Todas as consultas serão marcadas a partir de agendamento prévio que deve ser feito presencialmente ou por telefone. Os atendimentos nas UBSs acontecem das 7h30 às 11h30, 13h30 às 17h. Nos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, o atendimento é realizado no período das 7h30 às 12h30.