PREFEITURA

PORTAL TRANSPARÊNCIA

E-SIC

Prefeitura de Ji-Paraná faz recadastramento de famílias indígenas

Em Ji-Paraná, a Prefeitura Municipal iniciou o recadastramento de cerca de 400 famílias indígenas que obrigatoriamente precisam realizar a atualização dos dados pessoais junto ao Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).  Para realizar a atualização dos dados,  os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), estarão atendendo nas aldeias das etnias Zoró e Gavião até a próxima sexta-feira (22).

De acordo com a coordenadora do Cadastro Único em Ji-Paraná, Deise Braga Minatelli, as equipes vão até as aldeias para facilitar o acesso das famílias indígenas. Nestas visitas são verificadas várias informações importantes: “As crianças e adolescentes devem estar matriculadas e frequentando regularmente a escola, a família deve estar em dia com o calendário vacinal e as gestantes devem realizar o exame pré-natal”, ressaltou Minatelli.

A atualização dos dados tem que ser realizada a cada dois anos para que as famílias sejam acompanhadas e atendam aos critérios para o acesso aos programas sociais do Governo Federal.

Segundo a Coordenadora do CadÚnico, os programas mais procurados pelas famílias indígenas são, o auxílio do Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência.

A assistente social da Semas, Lidiane Tanazildo, explica que o trabalho é muito importante, pois contribui para a inclusão dos povos indígenas nas políticas de proteção social. “Estamos realizando esses esforços junto as aldeias para facilitar o acesso das famílias indígenas aos direitos que somente são possíveis por meio do CadÚnico”, explicou Lidiane.

O Cadastro Único é uma ferramenta informatizada que identifica e caracteriza as famílias, permitindo que os órgãos públicos conheçam melhor a realidade socioeconômica da população. Todas as famílias que recebem algum benefício social do Governo Federal precisam manter o Cadastro atualizado. Caso contrário, terão o auxílio bloqueado.

20/06/2018

VOCÊ MERECE UMA CIDADE MELHOR!

ENCONTRE-NOS

AV. 2 DE ABRIL, Nº 1.701