FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 17/09/2014



Prefeitura de Ji-Paraná

Escola Jamil: preocupação agora é com o nível das águas

 

A direção da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jamil Vilas Boas, localizada no bairro Duque de Caxias, agiu acertadamente ao suspenderas aulas esta semana por causa da enchente do Rio Machado. Hoje, quarta-feira (26), as águas invadiram o pátio da escola chegando à porta do refeitório. A preocupação agora, segunda a diretora da escola, professora Vanessa Leite, é com o mobiliário, alguns recém-adquiridos pelo município.

A decisão entre a direção da Escola e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de suspender as aulas da Jamil Vilas Boas por tempo indeterminado foi para salvaguardar alunos e servidores dos riscos advindos com a enchente, como a contaminação da água e proliferação de insetos e animais que fogem da cheia do rio.

Logo cedo, o pai de um aluno capturou uma cobra jiboia no pátio da escola, próximo ao refeitório. O local foi tomado pelas águas, encobrindo, inclusive, a fossa séptica.

Com ajuda de moradores, professores, equipe gestora e equipe de apoio passaram a manhã toda removendo o mobiliário das salas em risco de serem atingidas pelas águas do Machado.

De acordo com Vanessa, desde que ela está na escola nunca as águas atingiram este nível.

“Desde que vim para a Jamil nunca tinha visto as águas chegarem aqui no pátio da escola. Servidores mais antigos dizem que só na década de 1990 que as águas subiram tanto. Sabemos que não é bom a escola ficar sem aula, mas precisamos preservar a integridade física dos nossos alunos e servidores. Não tinha condições de manter o funcionamento. A preocupação agora é com o nível do Rio Machado. Pedimos apoio da Secretaria e estamos tomando providências para minimizar os prejuízos caso as águas continuem a subir”, explicou a diretora apreensiva.

Livros, material didático e material eletroeletrônico foram empilhados a uma altura segura. Os frízeres e geladeiras com alimentos foram colocados em cima das mesas do refeitório com a ajuda dos moradores para não serem atingidos.

“Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, agora, é esperar e torcer para que as águas não subam tanto e possamos retomar as aulas o quanto antes”, concluiu a diretora da Escola Jamil Vilas Boas.

 

Primavera - Em contato com a direção do Centro Municipal de Educação Infantil Primavera, localizada no bairro Primavera, a informação é de que a escola não corre risco com a enchente, pelo menos por enquanto.A diretora Rosélia Soarez Araújo informou que lá as aulas seguem normalmente, apesar de as águas do Rio Machado terem encoberto algumas ruas nas proximidades da escola.

Fonte: Ascom



Prefeitura Municipal de Ji-Paraná

Av 2 de Abril, 1701 - Urupá - Telefones: (69) 3416-4000 / 3411-4211
Ji-Paraná - Rondônia

Conteúdo: DECOM Departamento de Comunicação Municipal