FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 21/10/2017

Campanha de vacinação contra a gripe será iniciada em Ji-Paraná

_____________________________________________________________________________

Dos dias 17 de abril a 26 de maio a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), irá realizar a campanha contra a gripe.

O público alvo determinado pelo Ministério da Saúde será crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, idosos, e portadores de doenças crônicas que tenham encaminhamento médico.

A novidade para este ano é a inclusão dos professores das escolas públicas e privadas no grupo prioritário da campanha. A medida tem o objetivo de diminuir a possibilidade de transmissão nas escolas. Para receber a vacina os profissionais da educação precisam apresentar o crachá como professor ou a declaração da escola em que trabalha.

A expectativa é imunizar aproximadamente 25 mil pessoas em Ji-Paraná.

A vacina estará disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h. Para receber a dose é preciso levar a caderneta de vacinação e cartão SUS.

Segundo o diretor da Divisão de Imunização do município, Rafael Araújo, é importante que as pessoas que estão no grupo prioritário do Ministério da Saúde, procurem a imunização o quanto antes. “Após a vacinação, o pico máximo de proteção contra a gripe acontece em até 30 dias. Aí quando for maio e junho, quando chega o período de maior circulação do vírus, os níveis de anticorpos estão adequados e a pessoa melhor protegida”, explicou Rafael.

10/04/2017