FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 16/12/2017

Parceria Sebrae/Semed entrega livros do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

O projeto contempla seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná

___________________________________________________________________________________

A secretária municipal de Educação interina, Márcia Regina de Souza e o secretário municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Ari Saraiva estiveram na manhã da última segunda-feira (18), no Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia, localizada no bairro Jardim Presidencial, para a entrega dos livros didáticos do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) fornecidos pelo Sebrae-Ji-Paraná. A parceria entre Semed e Sebrae propiciou a participação de seis escolas da Rede Municipal de Ensino no projeto, que tem por objetivo promover a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida.

Aproximadamente 40 professores das escolas Jamil Vilas Boas (bairro Duque de Caxias), Celso Augusto Rocco (Brasil Novo), Professor Almir Zandonadi (Novo Horizonte), Professora Maria Antônia (Jardim Presidencial III), Tupi (Setor Itapirema) e JandineiCella (Jardim dos Migrantes) participaram do repasse didático feito por profissionais do Sebrae, ministrado no Escritório Regional. Nesta segunda fase do Projeto, os mais de 1,3 mil alunos das seis escolas municipais participantes do JEPP receberão o material didático para as atividades em sala de aula.

A Metodologia JEPP é composta por nove cursos, sendo um específico para cada ano do Ensino Fundamental. Entre eles estão: O Mundo das Ervas Aromáticas (1º Ano), Oficinas de Brinquedos Ecológicos (3º Ano), Artesanato Sustentável (7º Ano), entre outros.

“Como a escola está passando por essa adaptação de escola exclusivamente de Educação Infantil para Ensino Fundamental, este projeto vem a agregar novos conhecimentos às crianças. Nós já vimos as propostas do JEPP sendo desenvolvida em outras unidades e deram certo, por isso optamos por trazer a proposta para a Maria Antônia. A culminância do Projeto é a Feira do Empreendedorismo, com a participação de todas as nossas 14 turmas”, explicou a supervisora Wélica Moreira Sampaio.

“Formar, desde a primeira infância, a mentalidade empreendedora contribui na formação cidadã de nossos alunos, se isso for trabalhado em sala de aula, de uma forma lúdica como é a proposta do Sebrae, melhor ainda”, argumentou Márcia Regina.

O JEPP visa incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o despertar do espírito de coletividade, desenvolvendo, assim, as habilidade e comportamentos empreendedores. A proposta estaria de acordo com as prerrogativas da Unesco para a educação do novo milênio, que seriam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto.

19/09/2017