FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 02/09/2014

Secretário alerta a população sobre o fim do prazo do recenseamento do IBGE

Secretário de Fazenda de Ji-Paraná, Washington Roberto Nascimento, se reuniu com a imprensa na tarde da última terça-feira (19) no Palácio Urupá, para tratar sobre as dificuldades que os recenseadores do IBGB estão encontrando para cadastrar as famílias do município. A coletiva teve por objetivo contar com o apoio da imprensa local, para sensibilizar as famílias através dos meios de comunicação.

A população tem até o próximo dia 24 de outubro para serem cadastradas pelo o IBGE. Até o momento segundo o IBGE, Ji-Paraná recenseou 114.400 habitantes.

De acordo com Secretário Municipal de Fazenda, Washington Roberto Nascimento, esses números não estão maior porque uma infinidade de imóveis que estão fechados e ainda não foi recenseado. “Está causando um sério problema tanto para os recenseadores do IBGE, quanto para o município, que é o maior prejudicado, primeiro pela questão de número de habitantes. Com essa população, o município ficará na mesma faixa do coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é de 3,2, e se for recenseadas os imóveis que estão fechados e o município superar a população de 115.500 habitantes, o coeficiente de repasse do FPM sairá dos 3,2, e irá para 3,4, o que poderá ter um aumento substancial nos repasses do FPM para Ji-Paraná”, garantiu o secretário.

Segundo o Washington Roberto Nascimento, se conseguir recensear essas casas que estão faltando, à saúde também terá um aumento no repasse para o Piso Assistência Básica e Saúde (PAB), que hoje é pago em media por cidadão R$ 1,46 ao mês.

A alternativa encontrada pelos membros do IBGE e da Prefeitura de Ji-Paraná foi disponibilizar a toda a sociedade o telefone 3421-9744, para que o cidadão que ainda não foi recenseado agende com o IBGE um recenseador para ir a sua residência no momento em que o cidadão possa atender.

Fonte: DECOM