FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 29/07/2014

Câncer uterino: Semusa espera maior adesão neste sábado

Apesar da importância do exame citopatológico, o Papanicolau, para a prevenção do câncer, foi pequena a participação das mulheres ji-paranaenses no último sábado, primeiro dia da Campanha de Prevenção de Câncer do Colo do Útero. Para este sábado, dia 13, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) espera uma maior participação da população.
De acordo com levantamento feito pelo Departamento de Atenção Básica da Semusa, menos de 300 mulheres realizaram o exame citopatológico, que serve para identificar lesões precursoras do câncer cérvico-uterino.
A Campanha de Prevenção de Câncer do Colo do Útero teve inicio no último dia 6. Neste sábado acontece a segunda etapa da Campanha, com atendimento prioritário nas unidades básicas de saúde, no horário de 7h30 às 13h30. A campanha destina-se a mulheres com idade entre 25 e 59 anos, que nunca tenham realizado o exame ou as mulheres que realizaram o Papanicolau há 2 ou 3 anos.

Casos de câncer
De acordo com dados do Instituto nacional do Câncer (INCA) surgem anualmente cerca de 500 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo mundo, o que classifica como o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, responsável pela morte de 230 mil mulheres todos os anos.
Estima-se, ainda segundo o INCA, uma redução de até 80% na mortalidade por este tipo de câncer a partir do rastreamento feito com o teste Papanicolau e o tratamento das lesões com alto potencial de malignidade ou carcinoma. Daí a importância do exame para mulheres na faixa etária em que está sendo deflagrada a campanha em Ji-Paraná.

Periodicidade
“O exame deve ser realizado anualmente, após dois resultados seguidos sem alterações, a mulher pode permanecer até no máximo 3 anos para realizar novamente. É importante realizar o exame para identificar doenças sexualmente transmissíveis como por exemplo o HPV, que é um dos maiores causadores do câncer do colo do útero”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica da Semusa, enfermeira Francielle Lovo Vieira.

Orientações para o exame
As principais orientações às mulheres para a realização do exame citopatológico é que elas devem permanecer os três dias anteriores à coleta sem ter relação sexual, sem usar creme vaginal e no dia da coleta não pode estar menstruada.
As coletas estarão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dom Bosco, 02 de Abril, KM 05, Ceci Cunha, Primavera, São Francisco, Nova Brasília, BNH, BNH da Mulher, Exposição, e nas UBs da área rural em Nova Colina e Nova Londrina. Será pedida apenas a apresentação do RG e CPF para a realização do exame.

Fonte: Semusa